top of page

Aniversário da Miriam e da Patrícia... PARABÉNS!!!

 

As fotos dispensam qualquer comentário....uhmm uhmmm

 Neste dia, aproveitamos também para comemorar o dia da Alimentação...veio mesmo a calhar!

Entrevista a um Taxista

Por Miriam Costa

Olá!
Eu sou a Miriam, aluna do PIEF na escola EB2,3/S de Mora .
No dia 1 de Novembro de 2013, pelas 10:15 fui fazer uma entrevista ao Sr. José Esteves Guerra, com 62 anos e taxista há 20 anos nesta localidade.
O Sr. José, muito simpático, falou-me sobre a sua profissão, apontando os aspetos positivos e negativos.


Lidar com o público, estar sempre a aprender e a parte monetária é aquilo que refere como positivo. Pelo contrário, trabalhar 24h, o perigo de ser assaltado e andar sempre na estrada são, para ele, aspetos negativos desta profissão, que sempre exerceu. O Sr. José falou ainda que estudou apenas até à 4ºclasse e que com ele trabalha o seu filho mais velho. No final da conversa e dando resposta às regras de segurança e higiene desta profissão, o Sr. José falou sobre a importância de andar sempre limpo, barbeado e apresentar-se às pessoas sempre com bom aspeto. Acrescentou, que o cinto de segurança e a sua identificação são muito importantes para a sua profissão.   

 

 

Um dia fora da Escola!

    No dia 14 de novembro de 2013, pelas 8:30 as turmas PIEF e 7ªA, acompanhadas pela Técnica de Intervenção Local, Susana Russo, e pelos professores Carla Lourenço, Paula Ribeiro e Manuel Pinto deslocaram-se a Lisboa para fazer uma visita ao Planetário e à Zona Histórica de Belém, nomeadamente à Igreja do Mosteiro dos Jerónimos e ao Padrão dos Descobrimentos.

    A nossa primeira paragem foi na estação de serviço Vasco da Gama, local onde tomámos o pequeno-almoço. De seguida, dirigimo-nos ao Planetário, onde assistimos a uma apresentação sobre a nossa Galáxia, planetas, luas, estrelas e onde recordámos as noções de latitude e longitude. A sessão, dedicada às escolas, terminou ao meio dia. Alguns alunos gostaram e apreciaram as imagens/informações e outros não manifestaram grande interesse, argumentando com o facto de não terem a disciplina de Geografia no curriculum. 

   A nossa segunda paragem foi destinada ao almoço, que ocorreu no jardim do Mosteiro dos Jerónimos.

Construção da Árvore de Natal

   Alguns alunos preferiram ir almoçar ao MacDonalds. Este momento foi divertido, convivemos, aproveitámos para dar de comer aos pombos e gaivotas e também para contemplar a fachada do Mosteiro dos Jerónimos.

  Seguidamente, fomos observar o Padrão dos Descobrimentos, atividade proposta pela professora Vicência no âmbito da área de Ciências Sociais. Gostaríamos de ter ido à Torre de Belém, mas ficámos sem tempo, porque tínhamos combinado com os colegas da outra turma às 15 horas no jardim dos Jerónimos e não queríamos passar sem ir aos famosos Pastéis de Belém… comprámos alguns pastéis, que foram comidos no jardim com canela e açúcar. QUE BEM QUE SOUBE!

   Chegou a hora do nosso regresso 15:30…

  UMA VIAGEM BEM DIVERTIDA E COM CHEGADA à  ESCOLA PELAS 17:30.

    JÁ ESTAMOS A PROGRAMAR A PRÓXIMA!

 

 

Aniversário do Vítor

No dia 15 de novembro o Vitor fez anos e para comemorar, houve um bolo na aula de Ciências Sociais! Cantámos os Parabéns e comemos até à última migalha... Pena que não estivessem presentes todos os colegas da Turma para comemorar.

 

Muitos Parabéns Vitor!!!

Visita aos Bombeiros de Mora

   No dia 21 de novembro de 2013, pelas 14h30m os alunos da turma PIEF, acompanhados pela Técnica de Intervenção Local, Susana Russo e pela professora de Viver em Português, Maria Luísa Praxedes, foram fazer uma visita às instalações desta corporação.

   Chegámos ao local por volta das 14h40m, aguardámos a chegada do comandante, Sr. Amorim e Subcomandante, Marco Calhau, por quem fomos muito bem recebidos. Concluídas as apresentações, deslocámo-nos a uma sala onde foi feita a apresentação de um PowerPoint sobre todos os elementos importantes dos bombeiros. De seguida visitámos as instalações (salas de reunião, refeitório, camaratas femininas e masculinas, balneários, oficina, local onde se encontram as ambulâncias, espaço onde se encontra o depósito de água para abastecer as viaturas no combate a incêndios, entre outros). Durante a visita foi-nos proporcionada a entrada na ambulância do INEM, no carro dos bombeiros destinado a apagar os incêndios, subida à torre (edifício mais alto de Mora) e foi-nos ainda explicado pormenorizadamente o funcionamento do carro de desencarceramento, o melhor que temos no nosso distrito. Ao longo desta visita, encontrámos a cadela mais mimada de Mora, “a Gabi”, com quem aproveitámos para brincar e descontrair um pouco.            Próximo das 17h00m, regressámos à sala onde assistimos ao primeiro PowerPoint para uma pequena formação sobre socorrismo, área específica do Sr. Marco Calhau, com quem aprendemos alguns cuidados a ter em algumas situações de Emergência.

  Todos gostámos da forma como foi organizada/dinamizada a visita e ficámos bastante impressionados com a grande qualidade das instalações e também um pouco mais sensibilizados para o desempenho desta profissão, que tem que ser exercida obrigatoriamente por pessoas muito corajosas e dedicadas. 

 

Aniversário do Diogo Dias

 

 

 

No dia 27 de novembro foi a vez do Diogo Dias comemorar o seu 17º aniversário. Nesse dia houve bolo (feito pelo próprio Diogo), cantámos os Parabéns e ainda houve "bailarico"... Muitos Parabéns Diogo!!!

 

 

 

A Fábula dos alunos do PIEF

 

 

A NOVA CRIA DA LEOA

 

Era uma vez uma leoa, que andava na savana a procurar caça. Depois de muito procurar, ouviu um barulho dentro de uma toca. Apurou o seu faro e descobriu dentro da toca a cria de uma chita.­

 

-Que belo petisco que aqui está! Disse a leoa.

 

A pobre da cria, cheia de medo, e vendo-se sem a mãe por perto, pede chorosa:

 

-Ó minha amiga leoa, por favor não me comas. Sabe, a minha mãe foi caçar e eu há três dias que não como. Como vê estou muito magrinha. Se esperar até amanhã, poderá voltar aqui que eu já terei comido e estarei mais gordinha. Assim, poderá ficar mais alimentadinha.

 

A leoa, depois de ouvir isto, pensou… pensou… pensou e concluiu que a cria da chita tinha alguma razão e que não faria mal nenhum esperar até ao dia seguinte. Por isso disse:

 

-Está bem. Vou esperar que te alimentes para amanhã me matares a fome.

E foi-se embora.

No dia seguinte, a leoa voltou ao mesmo local e nada encontrou. A chita tinha levado a cria para outro lugar. A leoa sentiu-se enganada e revoltada com a sua burrice e foi procurar novo alimento.

 

O tempo passou e a cria cresceu.

 

Uma célebre tarde de primavera, a chita já adulta andava à caça e ouviu um rugido atrás de uma rocha. Aproximou-se e, cheia de fome, descobriu a cria de uma leoa que comeu sem pestanejar. Quando a leoa voltou deu de caras com a chita, que a reconheceu e lhe disse “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”.

 

Há algum tempo atrás poupaste-me a vida por ganância.

 

Hoje comi a tua cria.

 

 

 

Participação no projeto de animação e intervenção sociocultural promovido pelo Estagiário Vasco da Silva

    No dia sete de maio de 2014, das 8.30 até às 11.00, no momento destinado à Formação Vocacional, os alunos da Turma PIEF realizaram atividades propostas pelo estagiário no âmbito do projeto acima mencionado.

    A atividade teve início com a preparação da sala dois (afastamento das mesas), espaço onde foram realizadas as atividades. De seguida, o estagiário começou a dar as seguintes indicações:

 

   - Nas bancadas, cada aluno e respetivos professores deveriam desenhar os rostos uns dos outros (folha circulava uns pelos outros e cada um tinha que desenhar um traço correspondente ao rosto escolhido);

 

    - Orientações para a realização de exercícios de confiança;

 

   Seguidamente e, após intervalo, todos se deslocaram para o exterior da sala de aula, onde foram realizadas atividades de preparação à orientação e estratégia.

 

   Todos os alunos participantes manifestaram grande interesse pelas estratégias utilizadas aquando da realização de atividades.

 

    No dia nove de maio de 2014 das 12:00 as 13:30 na presença da orientadora do estagiário foram realizadas atividades em sala de aula e também no exterior. Na sala de aula foram dadas orientações para o jogo da batalha naval e no exterior foram realizados alguns jogos de acordo com as orientações recebidas.

 

   No dia 18 de maio de 2014, domingo, deslocámo-nos ao gameiro (10:00h) e acompanhados pela técnica de intervenção local, Susana Russo e pelo Prof. Manuel Pinto realizámos atividades propostas e dinamizadas pelo estagiário Vasco. A primeira atividade realizada foi no âmbito da orientação, de seguida fomos fazer a pista arvorismo e passada uma hora fizemos uma pausa para o almoço. Após esta pausa alguns alunos foram fazer canoagem e outros foram fazer btt.

   Este último dia, em contacto com a natureza, foi muito divertido e todos gostaram bastantes das atividades realizadas. Saliente-se que todos gostariam de as repetir ...

 

   Este projeto terminou no dia 22 de maio, data em que fizemos a avaliação do mesmo. Para este dia estavam previstas atividades que deveriam ser preparadas e dinamizadas por nós, mas, ao sabor do que temos sido no PIEF, ninguém preparou nada! Assim, fizemos a avaliação e conversámos sobre atividades futuras…     

Participação no projeto sobre o Sucesso e Insucesso na escola

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do nosso Agrupamento de Escolas  pediu a todos um trabalho no âmbito do sucesso e insucesso escolar.

 

Aqui está o nosso trabalho com a nossa opinião!

Agradecimento às Entidades que colaboraram no desenvolvimento de atividades de Formação Vocacional

 

Entrega de Certificados - de 06 a 13 de junho de 2014

bottom of page